24.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




INSS e Caixa fecham acordo para regular crédito consignado

Brasília
trovoada
24.5 ° C
25.9 °
24.5 °
69 %
8.2kmh
75 %
seg
24 °
ter
24 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °

Em Brasília

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal firmaram um acordo para interromper a venda do seguro prestamista ligado aos empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas.

Esse seguro, também chamado de “proteção financeira” ou “seguro de vida prestamista”, é um tipo de seguro de vida associado ao crédito que cobre a dívida em casos de falecimento, invalidez, desemprego ou outras condições descritas na apólice.

Com o acordo, a Caixa se comprometeu a não oferecer mais esse seguro e a garantir que a liberação do crédito consignado não dependerá da contratação de qualquer seguro. Além disso, a Caixa aguardará o término de um procedimento administrativo para devolver, quando for o caso, os valores cobrados indevidamente relacionados a esse seguro.

A instituição financeira também ajustará o limite de empréstimos a até 1,6 vezes a renda mensal do benefício de seus clientes, e devolverá qualquer valor que ultrapasse esse limite.

O compromisso prevê, ainda, que a Caixa forneça toda a documentação dos contratos já firmados e informe ao INSS a cada 60 dias sobre os beneficiários que receberam restituição pelos valores pagos indevidamente, garantindo que esses clientes sejam comunicados adequadamente.

Além da Caixa, o Banco Inter, a Facta Financeira e a Cobuccio Sociedade de Crédito Direto também firmaram compromisso com o INSS para suspender a cobrança do seguro prestamista associado aos empréstimos consignados.

No final de outubro, o INSS conseguiu um acordo com o Banco BMG para devolver mais de 7 milhões de reais cobrados de forma incorreta de cerca de 100 mil beneficiários.




Veja Também