Uma pesquisa realizada pelo Ipsos-Ipec e divulgada nesta segunda-feira (16/6) revelou que 43% dos brasileiros responsabilizam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo crescimento das fraudes nos descontos realizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa questão foi inicialmente levantada pelo Metrópoles.
Conforme o estudo, essa porcentagem representa os entrevistados que acreditam que o atual governo é o principal responsável pela ampliação do problema, uma vez que os valores das fraudes aumentaram significativamente durante sua gestão. Outros 35% dos participantes acreditam que o esquema fraudulento começou no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e só veio à tona devido às investigações promovidas pela administração Lula.
Além disso, a pesquisa indicou que 6% dos entrevistados concordam com ambas as afirmações, 4% discordam completamente, e 12% preferiram não responder ou não souberam opinar.
O levantamento também avaliou a percepção popular sobre a atuação do governo frente ao combate às fraudes: 41% consideram que a resposta do Executivo tem sido muito ruim, 18% avaliam como regular, 13% como ruim, 12% como boa, e somente 10% enxergam a gestão como excelente.
A pesquisa ouviu 2 mil brasileiros distribuídos em 132 municípios entre os dias 5 e 9 de junho, apresentando um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais.