16.5 C
Brasília
terça-feira, 09/09/2025

Inscrições abertas para prevenção do câncer do colo do útero

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
16.5 °
16.5 °
51 %
1kmh
0 %
ter
34 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
34 °
sáb
33 °

Em Brasília

Mulheres interessadas em fazer o exame de HPV podem se inscrever até esta quarta-feira (10) na Secretaria da Mulher (SMDF). A ação, realizada em conjunto com o Projeto Marco e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), atenderá 50 mulheres no Ambulatório de Ginecologia do HUB, oferecendo diagnóstico rápido, triagem e tratamento para o câncer do colo do útero.

Os atendimentos ocorrerão na sexta-feira (12), no HUB, das 8h às 11h para o recrutamento e até as 17h para o atendimento médico. Essa iniciativa faz parte do Projeto Marco, coordenado pela Fiocruz Brasília com a Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições, que busca testar novas formas de identificar a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principal causa desse tipo de câncer.

“Cuidar da saúde é um gesto de amor próprio”, destaca a governadora em exercício Celina Leão. “Essa ação reforça a importância de cada mulher reservar um momento para se prevenir e cuidar da própria vida. Muitas vezes, um pequeno gesto pode fazer grande diferença.”

Podem participar mulheres entre 30 e 49 anos para realização do exame de HPV, um procedimento simples e seguro que coleta material para análise. Quem obtiver resultado positivo poderá receber atendimento médico no mesmo dia, com triagem e início do tratamento, diminuindo o tempo entre diagnóstico e cuidado.

“Frequentemente, a mulher se preocupa com os outros e esquece de se cuidar”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Esta é uma chance de colocar sua saúde em primeiro lugar, com acolhimento e atenção. Prevenir é um ato de coragem e cuidado.”

A autocoleta tem sido uma ferramenta eficiente para ampliar o acesso ao exame preventivo, especialmente para mulheres que encontram dificuldade em acessar serviços de saúde. O Projeto Marco também utiliza tecnologia portátil para diagnóstico rápido, garantindo agilidade e conforto no atendimento.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário online disponível. As vagas são limitadas.

Com informações da Agência de Brasília

Veja Também