25.5 C
Brasília
domingo, 21/12/2025

Inscrições abertas para cursos de idiomas nos Centros Interescolares de Línguas do DF

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
57 %
3.1kmh
40 %
seg
26 °
ter
25 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
21 °

Em Brasília

Os Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal estão com inscrições abertas para o próximo semestre. O período para se inscrever começou no dia 15 e vai até 9 de janeiro. Podem participar estudantes da rede pública de ensino a partir do 6º ano.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF). A seleção dos alunos será feita por sorteio através do sistema i-Educar, garantindo igualdade para todos os inscritos.

Há vagas para os idiomas inglês, espanhol, francês, japonês e alemão nas 17 unidades do DF. O candidato pode escolher até quatro opções de local e idioma, de acordo com a oferta de cada unidade, sempre em horário diferente do ensino regular. Os resultados serão publicados a partir das 18h do dia 26 de janeiro. A consulta é de responsabilidade do aluno, que não receberá avisos pessoais.

Érica Martins, diretora de Educação em Tempo Integral da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, explica que o número de vagas por unidade pode variar: “Depende da renovação das matrículas dos alunos que já estudam nos CILs. Mas esperamos uma boa oferta para novos estudantes. Atualmente, os CILs atendem mais de 55 mil alunos em 17 unidades nas 14 coordenações regionais de ensino. Atendemos estudantes do ensino fundamental (a partir do 6º ano), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também membros da comunidade local.”

O período para matrícula será entre os dias 27 e 30 de janeiro. É necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): identidade, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e declaração de escolaridade atualizada. Para alunos menores de 18 anos, os documentos do responsável (CPF e RG) também são necessários. Vagas remanescentes serão abertas para a comunidade em geral depois.

Érica Martins destaca: “Mais do que aprender um idioma, os cursos nos CILs são uma ferramenta importante para a mobilidade social. Ao oferecer gratuitamente esses cursos para jovens da rede pública, a Secretaria de Educação ajuda a diminuir a desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Assim, esses estudantes podem disputar vagas de estágio e programas de intercâmbio em igualdade de condições com alunos de todo o país.”

Veja Também