O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o Distrito Federal não está enfrentando uma onda de calor atualmente. Segundo o meteorologista Olívio Bahia, embora as temperaturas estejam altas, elas ainda não atingem os critérios técnicos necessários para serem classificadas como onda de calor. “Para se considerar uma onda de calor, as temperaturas precisam ficar pelo menos 5°C acima da média histórica para o período, durante cinco dias seguidos, em todas as cidades do DF”, explicou.
A média para o mês de setembro é de 29,1°C. Para caracterizar o fenômeno, as máximas precisariam alcançar 34,1°C ou mais continuamente. Na segunda-feira (15), a temperatura máxima chegou a 29,6°C em Brasília e 32,3°C em Águas Emendadas, que foi a mais alta do dia. Portanto, esses valores não indicam uma onda de calor, conforme explicou o Inmet.
Bahia destacou que, apesar do tempo estar quente e seco, esta condição está dentro do esperado para o mês. Existe possibilidade de chuva, mas será muito isolada e em pequena quantidade.