O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo, indicando risco moderado de chuvas fortes nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 19. Espera-se que as chuvas possam variar entre 20 a 30 mm por hora, chegando a até 50 mm em um dia, acompanhadas de ventos que podem alcançar entre 40 e 60 km/h.
Além disso, um alerta laranja, indicando tempestades mais intensas, foi emitido para o noroeste de São Paulo, oeste do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e grande parte do Mato Grosso do Sul. Esse alerta prevê chuvas que podem chegar entre 30 e 60 mm por hora, totalizando até 100 mm ao dia, com ventos fortes entre 60 e 100 km/h.
Esse terceiro alerta abrange também uma área no norte de São Paulo perto da divisa com Minas Gerais, além do Rio de Janeiro, que estão na região que pode ser afetada. Outras partes do país, como Goiânia, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão, parte do Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará também estão incluídas no alerta.
Para o alerta laranja, há maior perigo de enchentes, quedas de galhos, descargas elétricas e falta de energia elétrica. Já no alerta amarelo, o risco inclui quedas de galhos, enchentes localizadas, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia.
O Inmet recomenda que, durante um alerta laranja, as pessoas desliguem aparelhos eletrônicos da tomada. Quem estiver na rua deve evitar se proteger embaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
Estadão Conteúdo

