23.7 C
Brasília
sexta-feira, 26/12/2025

Inmet alerta para onda de calor no Sudeste até dia 29

Brasília
nuvens quebradas
23.7 ° C
23.7 °
23.4 °
69 %
1.9kmh
82 %
sáb
31 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
21 °

Em Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua com o alerta vermelho ligado devido a uma onda forte de calor que está afetando partes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Este alerta vermelho é o mais grave entre os três níveis que o Inmet utiliza: amarelo, para risco moderado; laranja, para risco alto; e vermelho, para risco muito alto.

Segundo o Inmet, desde o dia 23, as temperaturas nessas áreas estão cerca de 5 graus Celsius acima da média usual para esta época do ano.

Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo estão completamente dentro da área com alerta vermelho. Também estão na lista algumas regiões específicas como o Norte do Paraná, incluindo Londrina e Curitiba; o Sul de Minas Gerais, com cidades como Uberaba, Varginha e Juiz de Fora; o Leste do Mato Grosso do Sul, com Três Lagoas; e o Sul do Espírito Santo, nas proximidades de Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com o Ministério da Saúde, as ondas de calor são especialmente perigosas em áreas urbanas por causa do efeito conhecido como ilha de calor, que acontece quando a concentração de prédios, concreto e asfalto retém o calor, aumentando ainda mais as temperaturas.

Esse calor intenso pode ser ainda mais prejudicial para grupos de pessoas vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas nos rins, no coração, nos pulmões ou na circulação, diabéticos, gestantes e pessoas em situação de rua.

Os principais sintomas para ficar atento são:

  • Transpiração em excesso;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Dor de cabeça;
  • Cãibras musculares e diarreia.

Se você ou alguém sentir esses sinais, o ideal é buscar ajuda em um posto de saúde o quanto antes para receber um atendimento adequado.

O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas para proteger a saúde durante o calor intenso: manter-se sempre hidratado, usar roupas leves, evitar ficar ao ar livre durante as horas mais quentes do dia e preferir refeições leves.

Veja Também