19.5 C
Brasília
sábado, 20/12/2025

Inmet alerta para ciclone no Rio Grande do Sul

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.1 °
94 %
1.5kmh
75 %
sáb
25 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
25 °
qua
22 °

Em Brasília

O Rio Grande do Sul está em alerta máximo nesta terça-feira (9), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de grande perigo foi emitido devido à chegada de um ciclone extratropical acompanhado de uma frente fria. Os estados do Paraná e Santa Catarina também deverão ser afetados.

Até o final do dia, o Rio Grande do Sul poderá enfrentar tempestades intensas, granizo e ventos fortes. O ciclone deve trazer muita chuva, podendo ultrapassar 100 mm durante o dia, aumentando os riscos de enchentes, quedas de energia e árvores caídas.

O alerta vigora até as 23h59 desta terça-feira.

O alerta vermelho do Inmet abrange as regiões serranas do Rio Grande do Sul, as áreas sul, norte e central do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. Toda a costa do Rio Grande do Sul também pode ser impactada por este fenômeno.

O Paraná e Santa Catarina estão sob alerta laranja, indicando perigo, conforme o Inmet. As regiões central e leste destes estados, bem como suas áreas litorâneas, devem sentir os efeitos do ciclone.

Flores da Cunha

A cidade de Flores da Cunha, localizada a 145 km de Porto Alegre, sofreu danos significativos na noite de segunda-feira (8) devido ao ciclone extratropical. A região do Travessão Alfredo Chaves foi uma das áreas mais atingidas. A prefeitura local informou que não houve feridos.

Vários pontos da cidade registraram estragos. A quadra comunitária foi bastante prejudicada, assim como o telhado da Capela São João Batista. Três vinícolas e outros estabelecimentos também sofreram danos, além de problemas no centro da cidade.

Mais de 60 residências foram atingidas, deixando cerca de 5 mil pessoas sem energia elétrica. No total, aproximadamente 2 mil moradores foram afetados de alguma forma.

A prefeitura relatou danos em estufas, queda de vinte parreiras e prejuízos no refeitório de uma escola e em um hospital municipal.

Na manhã desta terça-feira (9), equipes das secretarias de Agricultura e Obras atuaram para liberar estradas bloqueadas. No momento, não há pontos de bloqueio na cidade.

As aulas na rede municipal continuam normalmente hoje.

A Defesa Civil mantém o alerta meteorológico ativo. As informações foram fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também