O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta sexta-feira (22/8) um alerta vermelho, que indica alto risco, devido à baixa umidade do ar que afeta os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, partes de Minas Gerais e Bahia, além do Distrito Federal. Nesta área, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12% durante a tarde.
O aviso começou às 13h de hoje e vai até as 18h, abrangendo o Distrito Federal, o leste, centro, norte e noroeste de Goiás, o extremo oeste da Bahia, o noroeste de Minas, as regiões oriental e ocidental do Tocantins e o nordeste de Mato Grosso. Há também um alerta laranja, que indica perigo, para uma umidade relativa entre 12% e 20%, válido das 13h às 20h para as regiões afetadas, incluindo parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O Inmet chama atenção para os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde provocados pelo ar seco. Entre os sintomas estão ressecamento da pele, dores de cabeça, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de maior risco de doenças respiratórias.
Para evitar esses problemas, recomenda-se fazer ingestão abundante de água, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter os ambientes umidificados e cuidar da hidratação da pele. Atividades físicas devem ser evitadas, assim como o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.