Até 25 de setembro, Brasília recebe cerca de cinco mil jovens atletas com até 17 anos de todas as 27 unidades da federação para a maior competição multiesportiva do país, os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de quarta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com a presença da vice-governadora Celina Leão. O jogador de vôlei Bruninho acendeu a pira olímpica em frente à Catedral, encerrando a noite de celebração.
Em seu discurso, Celina Leão falou sobre a alegria de estar à frente do Distrito Federal e sua paixão pelo esporte. “Trazer o evento novamente para o DF, depois de 25 anos, é uma grande felicidade. Vocês estão na melhor cidade do Brasil, que é a capital de todos vocês, a capital de todos os brasileiros. Uma cidade democrática, sem discriminação, que vibra com o esporte”, afirmou.
O evento contou com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Foram usados 33 espaços públicos para as 20 modalidades previstas. A cerimônia teve desfile das delegações, apresentações culturais, vídeos de atletas como Rebecca Andrade, Lucão e Hugo Calderano, e o Hino Nacional tocado pelos músicos do Clube do Choro.
O presidente do COB, Marco Antônio La Porta, ressaltou a importância dos Jogos na formação de atletas olímpicos futuros. “É um dos maiores legados do Comitê Olímpico do Brasil. Nos Jogos Olímpicos de Paris, 37% da delegação brasileira passou pelos Jogos da Juventude. Tenho certeza de que esses atletas têm orgulho de terem participado dessa competição”, disse.
Weverton Félix Santana, treinador do time de ginástica artística do DF, destacou a importância de receber tantos atletas em casa. “Todos os atletas aqui são muito bem-vindos à nossa casa — aproveitem a competição e brilhem”, comentou.
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, falou sobre o impacto social e educativo do esporte. “Os Jogos da Juventude, como os Jogos Olímpicos e o esporte, nos mostram a importância de uma vida comum e comunitária, onde respeitamos uns aos outros. Sabemos o poder do esporte para a formação plena e digna das pessoas”, ressaltou.
A tocha dos Jogos foi passada por atletas brasileiros e medalhistas olímpicos, como Rosângela Santos (atletismo), Renato Rezende (ciclismo), Guilherme Toldo (esgrima), Lígia Silva (tênis de mesa), Lucas Abreu (tiro com arco), Fernando Scheffer (natação) e Arthur Zanetti (ginástica artística), antes de chegar a Bruninho, que acendeu a pira.
Entre os embaixadores confirmados do evento estão Luisa Baptista (triatlo), Beatriz Souza e Ketleyn Quadros (judô), Duda Amorim (handebol), Janeth Arcain (basquete), Giullia Penalber (wrestling), Agatha Rippel (vôlei de praia), Fabiana Beltrame (remo), Allan do Carmo (águas abertas) e Maria Clara Pacheco (taekwondo), entre outros.
Os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 serão uma grande festa para celebrar o talento esportivo e a formação cidadã dos jovens de todo o país.
Informações da Agência Brasília