LUCAS LEITE
FOLHAPRESS
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura das inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026. O edital foi divulgado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 8.
As inscrições estarão disponíveis a partir de 26 de janeiro e vão até 29 de janeiro, às 23h59. Para participar, os interessados precisam acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o perfil do Gov.br. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro e a segunda chamada no dia 2 de março.
Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Enem em 2024 ou 2025, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas provas de matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza, sem zerar na redação.
Criado em 2004 pelo governo federal, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para alunos de baixa renda, facilitando o acesso ao ensino superior em instituições privadas.
Para obter bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 2.431,50) por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.863).
Para participar, o candidato precisa atender a pelo menos um dos critérios a seguir:
- Ter cursado o ensino médio completamente em escola pública.
- Ter estudado o ensino médio em escola privada com bolsa integral.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e privada com bolsa integral.
- Ter estudado em escola privada com bolsa parcial.
- Ser pessoa com deficiência, conforme a lei.
- Ser professor da rede pública, exclusivo para cursos de licenciatura e pedagogia.
Calendário do Prouni 2026 – 1º semestre
- Inscrições: 26 a 29 de janeiro, até 23h59
- Primeira chamada: 3 de fevereiro
- Segunda chamada: 2 de março
- Inscrição para lista de espera: 25 e 26 de março
- Resultado da lista de espera: 31 de março
