19.5 C
Brasília
sábado, 20/12/2025

Início da Vacinação para Gestantes Contra Bronquiolite no DF

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.1 °
89 %
1.5kmh
75 %
sáb
23 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
24 °
qua
26 °

Em Brasília

O Distrito Federal começou a vacinar gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa bronquiolite, uma doença grave que afeta os pulmões dos bebês. Um lote com 9.465 doses chegou às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para proteger os recém-nascidos por meio da transferência de anticorpos das mães para os bebês. A meta é vacinar 80% das gestantes da região.

A vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gravidez, sem limite de idade, e é aplicada uma única vez por gestação. Tereza Luiza Pereira, gerente da rede de frio central, orienta que as gestantes procurem as UBSs para receber a proteção. Além dessa vacina, outras como Influenza, dTpa, Covid-19 e Hepatite B estão disponíveis para as gestantes nas unidades de saúde.

A bronquiolite é comum em bebês e crianças pequenas e é causada principalmente pelo VSR, mas outros vírus também podem provocar a doença. Em 2024, o Distrito Federal registrou milhares de casos, aumentando a necessidade da vacinação.

Fábio Santana dos Passos, ginecologista e obstetra, explica que a vacina ajuda o sistema imunológico da mãe a criar anticorpos que passam para o bebê pela placenta, protegendo-o nos primeiros meses de vida. Ele ressalta que a dose deve ser aplicada entre a 24ª e a 36ª semana de gestação para garantir a transferência adequada dos anticorpos.

É importante que as gestantes façam acompanhamento pré-natal para receber orientações sobre todas as vacinas necessárias e seu melhor momento de aplicação. A vacinação complementa outras medidas preventivas, como lavar as mãos, evitar aglomerações e manter os ambientes arejados.

Thallys Ramalho, pediatra, diz que os bebês mais vulneráveis têm entre 2 e 6 meses, especialmente os prematuros e aqueles com doenças crônicas. Ela destaca que a vacina busca principalmente reduzir a gravidade da bronquiolite, evitando hospitalizações e mortes.

Além da imunização das gestantes, é importante evitar contato com pessoas doentes, diminuir a exposição nos primeiros meses, evitar tabagismo passivo e estimular o aleitamento materno, que fortalece o sistema imunológico dos bebês. Manter o calendário de vacinação em dia garante proteção contra diversas doenças.

Veja Também