A Black Friday já é uma data importante no calendário de compras do Brasil, especialmente para o comércio online.
Espera-se que o faturamento do comércio eletrônico alcance R$ 13,34 bilhões, o que indica um crescimento de 14,74% em relação a 2024, segundo dados da Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce).
Como não coincidir com feriados ou datas comemorativas, esta temporada é estratégica para as marcas, que começam a planejar suas campanhas com meses de antecedência.
Dentro desse cenário competitivo para captar a atenção dos consumidores, o marketing de influência ganha destaque como uma das principais estratégias.
Um estudo da EY-Parthenon mostra que 54% dos brasileiros acompanham influenciadores digitais, um número maior que a média mundial, que é 45%. Além disso, 61% afirmam que seus hábitos de compra já foram influenciados pelo conteúdo desses criadores.
Durante a Black Friday, esse impacto é ainda maior: uma pesquisa da MField, em parceria com a Opinion Box, aponta que 59% dos consumidores recordam campanhas anteriores com influenciadores, e 56% já fizeram compras motivadas por essas ações.
O relatório também destaca que a autenticidade é um diferencial essencial para as campanhas da Black Friday, pois fortalece a conexão entre a marca e o consumidor, além de melhorar os resultados de marketing.

