20.5 C
Brasília
quarta-feira, 12/11/2025




Influenciadora é morta em praça pública por grupo terrorista

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
17.8 °
84 %
3.1kmh
0 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
31 °

Em Brasília

Uma influenciadora digital com mais de 100 mil seguidores no TikTok foi morta a tiros no sábado (8/11) em uma praça pública em Tonka, uma cidade do Mali, localizada na África Ocidental. Mariam Cissé, de 20 anos, foi assassinada por grupos jihadistas.

Mariam costumava publicar conteúdos vestindo roupas militares e demonstrando apoio às forças armadas do Mali, que estão no poder desde 2020. Ela gravava vídeos em um mercado quando foi cercada por um grupo armado de jihadistas, que a capturaram. A família não sabe se o ataque foi motivado pela sua atividade nas redes sociais ou se ela foi confundida com uma espiã, pois estava filmando no momento do ataque.

Na noite seguinte, Mariam Cissé foi levada à Praça da Independência de Tonka e executada em público diante de uma multidão.

Até agora, nenhum grupo assumiu a autoria do crime. A área onde o assassinato ocorreu é conhecida pela presença do Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos (JNIM), ligado à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico (ISIS). Desde setembro, esse grupo jihadista tem aumentado suas operações para prejudicar a economia local e enfraquecer a repressão da junta militar que lidera o país.

Grupos jihadistas empregam violência motivada por ideais religiosos islâmicos, como o JNIM, ISIS e Al-Qaeda.

Diante da crescente instabilidade no Mali, os governos dos Estados Unidos, Reino Unido e França decidiram retirar todo seu pessoal não essencial das embaixadas no país.




Veja Também