21.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/09/2025

Influenciador aliado de Trump morre após ser baleado em evento nos EUA

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
58 %
2.5kmh
2 %
qui
32 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
34 °
seg
28 °

Em Brasília

Charlie Kirk, conhecido ativista conservador e aliada do ex-presidente Donald Trump, faleceu após ser atingido por disparos durante um acontecimento na Universidade de Utah Valley, localizada em Utah.

A triste notícia foi divulgada pelo próprio líder americano por meio da plataforma social Truth.

“O grande e lendário Charlie Kirk faleceu. Ninguém entendia ou simbolizava o espírito da juventude americana como Charlie. Ele era uma figura muito querida, especialmente para mim, e infelizmente não está mais conosco. Meus sentimentos a Erika, sua esposa, e toda a família.” declarou Trump.

Kirk estava em meio a uma série de eventos programados em universidades pelo país neste outono, quando, conforme relatos, um indivíduo disparou de um edifício a cerca de 180 metros.

A instituição Turning Point USA, fundada pelo ativista e voltada para jovens conservadores, confirmou que ele estava hospitalizado e pediu orações por sua recuperação. Aubrey Laitsch, responsável pela comunicação, afirmou: “Podemos confirmar que Charlie Kirk foi ferido por tiros e está sendo tratado, pedimos que todos orem neste momento delicado.”

Com 31 anos, Kirk era uma voz influente no conservadorismo dos Estados Unidos, tendo criado a Turning Point USA em 2012, com o propósito de engajar estudantes, incentivar líderes jovens e convidar palestrantes alinhados a essa visão para eventos acadêmicos.

Durante a campanha de 2024, Trump reconheceu Kirk como peça fundamental para mobilizar o voto jovem, destacando em suas redes sociais a importância do aliado e pedindo orações pela sua saúde.

Kirk manteve uma relação próxima com Trump e sua família, participando de várias atividades políticas nos anos em que Trump esteve na presidência, incluindo ações eleitorais e encontros no Salão Oval.

Veja Também