São Paulo, 03 – Pesquisadores participantes do evento Macro Vision, promovido pelo Itaú BBA na última segunda-feira, 29, destacaram que a inflação dos alimentos será um fator chave na disputa presidencial do próximo ano.
Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e sócio-fundador da Quaest, explicou que o desempenho geral da economia, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), já não tem o mesmo impacto sobre o voto como antes. Em contrapartida, a aprovação do governo está cada vez mais ligada ao preço dos alimentos.
“Se antes se dizia ‘não é a economia, estúpido’, agora a frase se transformou em ‘é o supermercado, estúpido'”, afirmou Nunes durante o Macro Vision. Ele reforçou a importância de observar a relação entre a aprovação popular e a inflação.
Na mesma linha de raciocínio, Marcelo Souza, estatístico e diretor do instituto MDA, apontou que os indicadores econômicos, especialmente os preços nos supermercados, terão influência maior. Segundo ele, muitas das propostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para continuar no cargo terão foco econômico. “Acredito que a economia será decisiva”, comentou.
No entanto, Souza destacou que bons números econômicos não garantem a reeleição, pois o eleitorado também valoriza temas como soberania nacional e confiança nas instituições.
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