25.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/12/2025

inflação de dezembro sobe 0,18% e ipca retorna à meta do governo

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
65 %
6.2kmh
75 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
23 °

Em Brasília

A inflação oficial em dezembro teve um aumento de 0,18%. Com isso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 4,46% nos últimos 12 meses.

Isso significa que o IPCA está novamente dentro do limite estabelecido pelo governo, que é de até 4,5% no acumulado do ano. Vale lembrar que o índice ficou acima desse limite por 13 meses consecutivos.

Esses dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Meta

A meta de inflação fixada pelo governo é de 3% ao ano, permitindo uma tolerância de até 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Isso define o limite máximo em 4,5%.

A partir de 2025, a avaliação da meta passa a considerar os 12 meses anteriores imediatamente, e não apenas o resultado de dezembro. O descumprimento da meta ocorre se o índice ultrapassar esse limite por seis meses seguidos.

O boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (8), indica que a inflação oficial ao final de 2025 deve ser de 4,40%.

Na noite desta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central anunciará a taxa básica de juros, a Selic, que está atualmente em 15% ao ano – a maior desde julho de 2006.

O aumento dos juros começou em setembro do ano passado devido à preocupação do Banco Central com a alta da inflação.

Juros elevados encarecem o crédito e desestimulam investimentos e consumo, o que ajuda a conter a economia, diminuindo a demanda por produtos e serviços, e reduzindo assim a inflação.

O índice

O IPCA calcula o custo de vida para famílias que ganham entre um e 40 salários mínimos. Ele leva em conta os preços de 377 produtos e serviços diferentes. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.518.

Os preços são coletados em dez regiões metropolitanas brasileiras: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Além disso, também são coletados dados nas capitais Brasília, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Informações baseadas em dados da Agência Brasil.

Veja Também