27.5 C
Brasília
terça-feira, 27/01/2026

Inep vai lançar plataforma para emissão de certificado do Enem em março

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
47 %
5.7kmh
40 %
qua
27 °
qui
28 °
sex
26 °
sáb
24 °
dom
19 °

Em Brasília

FOLHAPRESS

O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, informou que os estudantes poderão emitir o certificado de conclusão do ensino médio em breve.

Este ano, o Enem voltou a ser usado para a certificação do ensino médio, que estava suspensa desde 2017. Isso significa que os alunos que atingirem a nota mínima poderão receber o diploma pelo exame.

Nas redes sociais, muitos candidatos relataram dificuldades para obter informações e dúvidas sobre a emissão do certificado, o que gerou preocupação sobre a inscrição em processos como o Sisu e o Prouni. Somente com o certificado em mãos é possível fazer a matrícula em universidades públicas e privadas.

O presidente do Inep, Manoel Palacios, explicou em entrevista que está sendo criada uma plataforma, e não um aplicativo, para a emissão do certificado. Ele esclareceu que houve confusão sobre o tema.

De acordo com o Inep, a plataforma chamada “Certificado Digital” estará disponível para emissão do certificado a partir do dia 2 de março.

Até lá, os estudantes poderão retirar uma declaração de conclusão do ensino médio a partir do dia 30 de fevereiro, que dará direito à matrícula nas universidades para quem já foi selecionado pelo Sisu 2026.

Segundo o edital do Enem 2025, antigamente o certificado era emitido em unidades dos Institutos Federais ou em escolas estaduais parceiras, mediante apresentação de documentos.

Para conseguir o certificado, o estudante deve obter no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento (matemática, linguagens, ciências da natureza e humanas), 500 pontos na redação e ter pelo menos 18 anos na data da prova.

Veja Também