LUCAS LEITE
FOLHAPRESS
O Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Enem 2025, divulgou nesta quinta-feira (11) as respostas do segundo dia de provas do exame nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará.
No domingo (7), os candidatos responderam às 90 questões das áreas de ciências da natureza e matemática. Ao todo, 95.784 pessoas estavam aptas a fazer a prova nas três cidades paraenses.
No primeiro dia de prova, 30 de novembro, os participantes responderam às 90 perguntas de linguagens e ciências humanas. Também foi aplicada a redação, que teve como tema “a valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”.
O exame aconteceu nas três cidades da região metropolitana de Belém em datas diferentes do restante do país por conta da Conferência do Clima da ONU (COP30), realizada entre 10 e 21 de novembro.
A previsão é que a nota final do exame seja divulgada em janeiro de 2026.
As provas feitas no Pará tiveram pelo menos cinco perguntas muito parecidas com as que estavam nas apostilas de Edcley Teixeira, estudante de medicina que está envolvido em uma polêmica sobre antecipação de questões do Enem 2025.
Com o resultado do Enem, os participantes podem usar a nota para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Também é possível disputar bolsas e financiamentos em instituições particulares pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), além de usar a nota para estudar em universidades no exterior.

