O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está considerando utilizar a inteligência artificial (IA) para desenvolver o modelo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A resposta do órgão foi confirmada ao Metrópoles na quarta-feira, dia 10 de dezembro.
De acordo com o Inep, a iniciativa prevê a combinação da participação dos estudantes com a inteligência artificial na realização dos pré-testes. Os estudantes ainda participarão, mas a tecnologia facilitará a manutenção da qualidade dos pré-testes de forma mais eficiente.
O Enem é dividido em dois dias de avaliação, abrangendo Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 90 questões em cada parte. A aplicação da inteligência artificial pode auxiliar na elaboração da prova, sugerindo perguntas e avaliando a dificuldade dos temas, garantindo que os itens consigam distinguir os alunos que possuem conhecimento do conteúdo dos que não possuem.
O Inep esclarece que a tecnologia será empregada apenas para melhorar a organização dos pré-testes, que possuem questões similares às da prova original.
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Inep avançará na implementação da IA para oferecer conteúdo gratuito que ajude os estudantes na preparação para o Enem.
Como parte dessas iniciativas, o MEC lançou o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, uma plataforma que oferece simulados com questões variadas por área do conhecimento, correção automática de redações, materiais de apoio, como vídeos e apostilas, além de um assistente virtual para auxiliar os estudantes.

