Em junho, a produção da indústria no Brasil estava 15,1% menor que o seu ponto mais alto, alcançado em maio de 2011. Essas informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 1º de agosto.
Comparando com o período antes da pandemia, em fevereiro de 2020, a produção industrial está 2% maior.
O IBGE informou que a produção industrial cresceu 0,1% em junho, comparado com maio, ajustando os dados para variações sazonais. Porém, em comparação com junho do ano passado, houve uma queda de 1,3%.
No acumulado do ano, a indústria cresceu 1,2%. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,4%. No entanto, a média móvel trimestral da indústria mostrou uma queda de 0,4% em junho.
Revisões nos dados
O IBGE também revisou os números da produção industrial para os meses anteriores deste ano. O desempenho de maio foi ajustado de uma queda de 0,5% para uma queda maior, de 0,6%. O resultado de abril também foi revisado de queda de 0,2% para uma contração de 0,6%.
Por outro lado, o mês de março teve seu desempenho revisado para cima, passando de crescimento de 1,2% para 1,6%.
Os números de fevereiro e janeiro foram revisados para baixo, com fevereiro passando de crescimento de 0,1% para 0%, e janeiro de 0,2% para 0,1%.
Estadão Conteúdo