A Indonésia realizou um aporte de US$ 1 bilhão (equivalente a mais de R$ 5 bilhões) no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos Brics. Este é o primeiro investimento feito pelo país desde que se tornou membro da instituição financeira.
Segundo o ministro-coordenador para Assuntos Econômicos da Indonésia, Airlangga Hartarto, essa ação destaca a participação ativa do país no fortalecimento da colaboração entre as nações emergentes do Sul Global.
“A Indonésia tornou-se membro e já participa de forma ativa das operações do NBD”, afirmou o ministro.
Airlangga Hartarto também ressaltou que a entrada no banco facilitará o acesso do país a novos mercados e intensificará a parceria com importantes economias emergentes.
Durante a presidência do Brics exercida pela Rússia em 2024, a Indonésia formalizou seu pedido de adesão ao grupo, o qual foi aprovado posteriormente. A partir de 1º de janeiro de 2025, a Indonésia passou a ser membro pleno do Brics.
O Novo Banco de Desenvolvimento foi idealizado na IV Cúpula do Brics, realizada em 2012, em Nova Délhi, Índia. O acordo de fundação foi assinado na VI cúpula do grupo, em Fortaleza, em 2014. A instituição tem como missão financiar projetos de infraestrutura e promover o desenvolvimento sustentável nos países membros e em outras nações em desenvolvimento.

