Levantamento marcou o quarto mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou queda de 4% nas vendas no varejo em março sobre um ano antes, descontada a inflação, divulgou nesta terça-feira a empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.
O levantamento marcou o quarto mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA.
De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o mês de março foi atípico para o varejo, principalmente por causa de efeitos de calendário.
“Este ano, a Páscoa será realizada em abril, diferente do ano passado, quando caiu em março. Esse cenário influencia o resultado do setor de Varejo Alimentício Especializado, que inclui chocolaterias e bombonieres”, afirmou em comunicado.
“O segmento foi o principal responsável pelo resultado negativo do macrossetor de Bens não duráveis e do índice geral”, acrescentou o executivo.
Entre os macrossetores do varejo, Bens Não Duráveis apurou retração de 5,2%, Bens Duráveis e Semiduráveis registrou queda de 3,1% e Serviços mostrou declínio de 1,8%.
A Cielo destacou que a performance de março também foi afetada pelo Carnaval, que ocorreu em março este ano. A data tradicionalmente reduz a movimentação do comércio.
Em 2024, o Carnaval caiu em fevereiro.
“A diferença de calendário, tanto no caso do Carnaval como da Páscoa, causou um desbalanço na comparação entre os meses de março de 2024 e 2025”, afirmou Alves.
Todas as regiões tiveram resultado negativo em termos deflacionados, com Norte e Centro-Oeste mostrando queda de 4,7% cada, Nordeste recuando 4,6%, Sul caindo 3,9% e Sudeste encolhendo 3,7%.