Após um incêndio no pavilhão dos países durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nesta quinta-feira (20/11), ainda não há certeza sobre quando as negociações serão retomadas, pois não foi informado um prazo para a reabertura do local.
Segundo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em comunicado às delegações, o fogo foi controlado e causou danos limitados, mas o espaço permanecerá fechado até as 20h, com novas informações a serem divulgadas posteriormente.
O Corpo de Bombeiros de Belém do Pará fará uma perícia para determinar a causa do incidente antes da liberação do local. A suspeita inicial é que um curto-circuito elétrico tenha provocado o fogo.
A organização do evento informou que, por precaução, o governo brasileiro e a UNFCCC decidiram fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação detalhada de segurança.
Pelo menos 13 pessoas necessitaram de atendimento médico após inalar fumaça, e suas condições estão sendo acompanhadas com os devidos cuidados médicos.
