28.5 C
Brasília
quinta-feira, 27/11/2025




Incêndio em complexos residenciais de Hong Kong deixa mais de 60 mortos

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
27.6 °
53 %
4.1kmh
40 %
qui
28 °
sex
31 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
30 °

Em Brasília

As autoridades de Hong Kong enfrentam uma operação de resgate por mais de 30 horas após um gigantesco incêndio atingir um conjunto habitacional no bairro de Tai Po, resultando na morte de 65 pessoas. O fogo teve início por volta das 14h de quarta-feira (26/11), no horário local, equivalente a 3h de Brasília.

Até agora, aproximadamente 279 moradores estão desaparecidos e 70 sofreram ferimentos devido às chamas.

O fogo comprometeu sete torres do residencial, de acordo com o chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee, que declarou em coletiva na quinta-feira (27/11) que o incêndio foi controlado.

Detalhes do Incêndio

Um incêndio devastador atingiu um complexo com mais de 2 mil moradias em Tai Po, Hong Kong, nessa quarta-feira (26/11), causando ao menos 65 mortes, inclusive de um bombeiro que atuava no resgate. O fogo teve início aproximadamente às 15h local, 4h em Brasília.

Segundo investigações, as chamas começaram nos andaimes de bambu usados para reforma no conjunto habitacional conhecido como Wang Fuk Court.

Mesmo após a contenção anunciada, ainda são relatadas labaredas saindo das janelas dos apartamentos.

A polícia prendeu três executivos de uma construtora envolvida na reforma das torres, que são suspeitos de envolvimento no incidente.

Em ação heroica, os bombeiros resgataram um sobrevivente do 16º andar do prédio na quinta-feira. O complexo residencial abrigava mais de 4 mil pessoas, que foram encaminhadas para abrigos temporários em ginásios escolares, reportando perdas totais de seus bens. Algumas pessoas permanecem presas nos edifícios.

John Lee anunciou a criação de um fundo governamental para auxiliar os moradores afetados. O presidente da China, Xi Jinping, enviou condolências às famílias das vítimas e homenageou o bombeiro falecido em serviço.

Causas Prováveis do Incêndio

As investigações iniciais indicam que o incêndio pode ter sido provocado pela combinação de uma rede de revestimento de espuma de isopor, a tela de proteção verde e os andaimes de bambu envolvidos nas reformas nas torres residenciais.




Veja Também