23.5 C
Brasília
sexta-feira, 02/01/2026

Incêndio em bar na Suíça causa 40 mortes; jovens tentaram apagar fogo

Brasília
aguaceiros
23.5 ° C
23.5 °
23.5 °
69 %
4.1kmh
75 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
20 °
seg
19 °
ter
18 °

Em Brasília

Vídeos mostram o começo do incêndio que atingiu um bar em uma estação de esqui em Crans-Montana, na Suíça, na madrugada de uma quinta-feira (1º/1), durante a comemoração do Ano Novo. Ao menos 40 pessoas perderam a vida nesse desastre.

Imagens capturadas por pessoas presentes no local mostram as chamas se alastrando pelo teto do bar. Jovens tentaram controlar o fogo usando toalhas, porém sem sucesso.

O incidente ocorreu por volta da 1h30 do horário local (20h30 no horário de Brasília) dentro do bar Le Constellation, que faz parte do complexo do resort de esqui de Crans-Montana. O local realizava uma festa de Ano Novo quando houve uma explosão seguida pela rápida propagação do fogo.

O fogo tomou o teto de madeira em segundos, dificultando a saída dos presentes. Pessoas próximas ajudaram a retirar as vítimas e improvisaram primeiros socorros em estabelecimentos nas redondezas.

As autoridades investigam as causas da explosão e do fogo, considerando um acidente sem envolvimento de terrorismo ou incêndio intencional até o momento. A possibilidade de uma explosão causada por rojões e o início do fogo por velas foram apontadas por turistas. A causa definitiva será esclarecida após a conclusão das investigações.

O chefe da polícia local, Frédéric Gisler, informou que 40 pessoas morreram e cerca de 115 ficaram feridas, com vítimas de quatro nacionalidades distintas. As autoridades não divulgaram nomes ou países de origem das vítimas. Não há brasileiros entre as vítimas, conforme o Ministério das Relações Exteriores.

A identificação dos corpos é complexa e demorará, conforme explicado pelo governador regional Mathias Reynard. Uma força-tarefa foi criada para esse trabalho delicado. Muitos dos feridos são jovens, segundo relatos dos socorristas.

Testemunhas descreveram como o fogo se espalhou rapidamente após velas terem sido colocadas próximas ao teto. A evacuação foi dificultada devido a rotas estreitas e fumaça densa, obrigando pessoas a quebrar janelas para escapar. Moradores e comerciantes locais abriram suas portas para abrigar vítimas e auxiliarem no atendimento emergencial.

O bar Le Constellation tem cerca de 40 anos de funcionamento e é um ponto tradicional em Crans-Montana. Próximo à base do teleférico usado por esquiadores, o bar possui capacidade para cerca de 300 pessoas e um terraço para aproximadamente 40. O local estava lotado por moradores e turistas que celebravam o Ano Novo, um período muito movimentado na estação de esqui famosa por seu turismo de inverno.

Veja Também