22.5 C
Brasília
quarta-feira, 19/11/2025




Incêndio atinge mais de 170 prédios no Japão e mata uma pessoa

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
21.5 °
79 %
5.1kmh
75 %
qua
28 °
qui
34 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
21 °

Em Brasília

Um incêndio de grande escala em Saganoseki, na cidade de Oita, Japão, durante a noite de terça-feira (18/11), devastou cerca de 170 construções, incluindo residências, e persistiu até a manhã de quarta-feira (19/11), causando a morte de um indivíduo.

De acordo com a imprensa local, o fogo pode ter sido provocado por condições como terreno acidentado, ruas estreitas e ventos fortes. As chamas se alastraram em uma área muito populosa, obrigando a evacuação dos moradores.

A Prefeitura de Oita informou que um morador foi encontrado em parada cardiorrespiratória no local e teve seu óbito confirmado. Moradores relataram que a casa estava em chamas e o fogo era visível à distância ainda durante a tarde.

O incêndio se expandiu por uma extensa área, segundo o Centro de Resposta a Desastres da Prefeitura. Ao todo, 170 pessoas foram levadas ao Centro Comunitário de Saganoseki, situado próximo ao local. Cerca de 270 residências ficaram sem energia elétrica.

Na ocasião, havia um alerta de ventos intensos em vigor na cidade. Os bombeiros atribuíram a propagação do fogo ao espalhamento pelas rajadas de vento e emissão de faíscas.

Atividade Vulcânica

O incêndio ocorreu poucos dias após a erupção do vulcão Sakurajima, que entrou em atividade no domingo (16/11). Segundo a Agência Meteorológica do Japão, cinzas e fumaça foram lançadas a mais de 4,4 km de altura no céu.

A queda de material vulcânico se deu entre 1h e 9h no horário local. As cinzas alcançaram até a vizinha cidade de Miyazaki, causando impactos na região.




Veja Também