Um incêndio atingiu a subestação de energia elétrica localizada em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, na madrugada de quinta-feira (31/12). Os bombeiros intervieram rapidamente para controlar o fogo, no entanto, moradores de pelo menos seis cidades da Região Metropolitana sofreram com a ausência de energia desde então.
O incidente iniciou por volta das 3h, com relatos e imagens em redes sociais que mostraram um clarão e uma grande coluna de fumaça sobre São Gonçalo.
A Enel, responsável pela subestação e o fornecimento de energia dessas áreas, explicou em comunicado que um sistema da subestação de Alcântara foi desativado, impactando os serviços para clientes dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Duque de Caxias e Magé.
Desde que o problema começou, a empresa executou manobras à distância para minimizar o número de consumidores afetados. Técnicos estiveram no local para encontrar a causa do problema. Durante a madrugada, a energia foi restabelecida para 94% dos usuários e os reparos continuam em andamento para garantir o retorno do fornecimento para os clientes restantes em São Gonçalo.

