O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) teve uma alta mais rápida em janeiro, subindo 0,63%, contra 0,21% registrado em dezembro, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o índice acumulou um aumento de 6,01%.
Os preços de Materiais e Equipamentos subiram 0,35% em janeiro, ante 0,11% em dezembro, impulsionados principalmente pelos materiais para instalação, que passaram de uma queda de 0,22% para um aumento de 1,03%. Por outro lado, a elevação nos preços dos serviços diminuiu, passando de 0,27% no mês anterior para 0,25% agora, segundo a FGV.
Fatores que influenciaram o aumento
O crescimento do índice foi principalmente devido ao aumento nos custos do pedreiro, que subiram de 0,37% para 0,93%; condutores elétricos, de 0,14% para 5,16%; e armador ou ferreiro, de 0,38% para 1,29%.
Por outro lado, alguns itens ajudaram a reduzir o índice, como a conta de energia, que caiu de 0,04% para -2,79%; tubos e conexões de PVC, que reduziram de -1,04% para -0,11%; e esquadrias de ferro, que passaram de 0,05% para -0,12%.
Informações por Estadão Conteúdo.
