Flávio Nogueira destaca que a Igreja de São Benedito, localizada em Teresina, no Piauí, foi construída no século XIX com o trabalho de pessoas negras. A construção, que tem formato de cruz latina e torres que ultrapassam 40 metros, foi inspirada nas basílicas medievais italianas.
Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3124/24, de autoria do deputado Flávio Nogueira, que reconhece a igreja como patrimônio cultural do Brasil.
O projeto, se não for solicitado recurso para análise no Plenário da Câmara, será encaminhado ao Senado. Para que se torne lei, o texto precisa ser aprovado pelas duas casas legislativas.
Além disso, foi aprovada outra proposta, o Projeto de Lei 3387/23, do deputado Romero Rodrigues, que homenageia o ex-prefeito de Piancó, batizando um trecho da BR-426 como “Rodovia Gil Galdino”.
Ambos os projetos seguem para o Senado, a menos que haja pedido de revisão no Plenário da Câmara, e a aprovação final depende do aval das duas casas congressuais.
Essas iniciativas evidenciam a valorização do patrimônio cultural e histórico do país, reconhecendo a importância das obras e das personalidades locais para a memória e identidade nacionais.
