O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) apresentou aumento de 0,42% em setembro, após um crescimento de 0,36% registrado em agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 29, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O percentual divulgado ficou acima da mediana prevista pelas estimativas do Projeções Broadcast, que indicava alta de 0,32%, variando entre 0,20% e 0,47%.
Com este resultado, o IGP-M acumula uma queda de 0,94% no ano e uma alta de 2,82% nos últimos doze meses.
O aumento foi influenciado principalmente pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que subiu 0,49% em setembro, depois de uma alta de 0,43% em agosto.
Houve crescimento nos preços agropecuários pagos ao produtor, que passaram de -0,52% para 3,57%, enquanto os preços industriais diminuíram de 0,75% para -0,55%.
Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) mudou de uma queda de 0,07% em agosto para uma alta de 0,25% em setembro.
Estadão Conteúdo