O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou 0,20% em janeiro, mostrando crescimento maior em comparação ao aumento de 0,10% registrado em dezembro, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 6.
Esse resultado faz com que o IGP-DI apresente uma alta acumulada de 0,20% no começo deste ano, embora tenha sofrido uma queda de 1,11% nos últimos 12 meses.
A variação mensal do índice ficou um pouco abaixo da expectativa média, que era de 0,24%, com projeções variando desde estabilidade (0,00%) até um aumento máximo de 0,52%, segundo levantamento do Projeções Broadcast.
A FGV também detalhou os três componentes que formam o IGP-DI. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) permaneceu estável em janeiro, não registrando alta após o pequeno aumento de 0,03% em dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), por sua vez, cresceu 0,59% em janeiro, superando o aumento de 0,28% do mês anterior. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) subiu 0,72% neste mês, um avanço maior em relação aos 0,21% de dezembro.
O período em que os preços foram coletados para esse índice foi do dia 1º ao dia 31 de janeiro.
Variação Principal do IPC-DI
O núcleo do IPC-DI, que serve para identificar tendências ao excluir as maiores quedas e altas nos preços do varejo, cresceu 0,52% em janeiro, depois de aumentar 0,33% em dezembro. Ainda segundo a FGV, esse núcleo acumula uma alta de 0,52% no ano e um aumento de 4,42% nos últimos 12 meses.
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Estadão Conteúdo.
