O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) divulgou um edital para a compra de 183 monitores multiparâmetros, que ajudarão a melhorar o atendimento nos hospitais sob sua administração. Esses equipamentos serão usados em setores importantes, como unidades de terapia intensiva (UTIs), centros cirúrgicos e emergências.
O edital, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 20 de fevereiro de 2026, prevê a aquisição desses aparelhos para monitorar os sinais vitais dos pacientes em tempo real, especialmente aqueles em situação crítica ou que precisam de cuidados especiais. Os monitores registram e mostram dados como batimentos cardíacos, oxigenação do sangue, pressão arterial, eletrocardiograma e temperatura corporal, além de emitirem alertas visuais e sonoros caso algum sinal esteja fora do normal, permitindo que as equipes médicas atuem rapidamente.
A compra está dividida em dois grupos: o primeiro com 96 monitores de 15 polegadas e o segundo com 87 monitores de 12 polegadas. Rosemary Cândida, analista de compras do IgesDF, destaca que o objetivo é modernizar os equipamentos hospitalares para ampliar e melhorar os serviços da rede pública do DF.
As propostas devem ser enviadas até o dia 5 de março. Caso haja descumprimento do contrato, como atraso ou falhas na entrega, a empresa responsável enfrentará penalidades de acordo com as regras do IgesDF, conforme o artigo 147 do Regulamento de Compras e Contratações e a Resolução da Diretoria Executiva nº DP.RDE.062/2024, que cuidam da fiscalização e das sanções aplicáveis.

