O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) alerta pacientes e suas famílias sobre tentativas de golpe com cobranças falsas relacionadas a serviços médicos. A instituição informa que não solicita pagamentos e pede atenção para evitar fraudes.
Na sexta-feira (19), o Hospital de Base, gerenciado pelo IgesDF, recebeu várias denúncias de golpistas que se passam por funcionários para pedir dinheiro por exames e tratamentos.
O IgesDF esclarece que todos os serviços nas unidades públicas do Distrito Federal são gratuitos e pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo tomadas medidas rigorosas para proteger pacientes e familiares desses crimes.
“Nenhuma unidade de saúde gerida pelo IgesDF cobra por consultas, exames, procedimentos ou tratamentos” – Cleber Monteiro, presidente do IgesDF
Cleber Monteiro, presidente do IgesDF, reforça que todos os atendimentos são gratuitos nas unidades como o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Se alguém pedir pagamento em nome do IgesDF, o paciente ou familiar deve ir imediatamente à Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. Cleber Monteiro afirma que, embora não possam responder pela má-fé dos golpistas, o IgesDF está apoiando as autoridades para evitar que esses crimes aconteçam novamente.