Em encontro com a presidente do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF), Lívia Pansera, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) apresentou o Relatório de Gestão 2025. A apresentação, liderada pela Diretoria de Atenção à Saúde (Diase), destacou projetos em andamento que buscam modernizar e melhorar a qualidade do atendimento na rede pública do Distrito Federal.
O diretor Rodolfo Lira ressaltou que, nos últimos dois anos, a implementação de painéis de Business Intelligence tem transformado a gestão nas unidades, permitindo que os gestores acompanhem indicadores de atendimento e ocupação em tempo real. Ele destacou a importância da parceria com o CRM-DF para aprimorar o planejamento e a execução das ações.
Telemedicina e médicos fixos
O superintendente da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, Francivaldo Soares, apresentou dois projetos que têm impactado positivamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): a inclusão de médicos fixos para garantir maior continuidade no atendimento, e o uso da telemedicina em cinco unidades, direcionada a pacientes com baixa gravidade.
Essas iniciativas resultaram na redução do tempo médio de permanência dos pacientes, melhor gerenciamento dos pedidos de vagas em UTIs e diminuição dos custos de internação. Em Samambaia e Ceilândia I, cirurgiões passaram a emitir pareceres diretamente nas UPAs, evitando transferências desnecessárias para hospitais.
O superintendente do Hospital de Base (HBDF), Edson Gonçalves, mencionou ainda que 2025 apresentou crescimento no número de cirurgias, aumento nas consultas oncológicas e ampliação da oferta ambulatorial para esses pacientes.
Retaguarda psiquiátrica e cuidados paliativos
O psiquiatra do IgesDF, Sérgio Cabral, revelou o novo modelo de retaguarda psiquiátrica nas UPAs, iniciado como piloto no Núcleo Bandeirante e já ampliado para Sobradinho e Vicente Pires. O projeto tem conseguido reduzir o tempo de internação e diminuir o número de transportes para avaliações.
O médico paliativista Arthur Luz, chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos, falou sobre os avanços na área, incluindo um processo seletivo para novos especialistas, cursos de capacitação e a criação de fluxos de atendimento para pacientes que necessitam de encaminhamento ao Hospital Cidade do Sol (HSol).
Integração com a classe médica
A presidente do CRM-DF elogiou a iniciativa do IgesDF em manter a entidade atualizada sobre os avanços. Para Lívia Pansera, é essencial manter o diálogo aberto e garantir transparência nos dados públicos, assegurando boas práticas médicas e oferecendo mais segurança no atendimento.