Idosos relatam problema para agendar vacina contra a Covid-19. Alguns tentaram por 4 horas para conseguir marcar a vacinação
Os problemas no agendamento de vacina contra a covid-19 no Distrito Federal persistem na manhã desta sexta-feira (26/2) no Distrito Federal. Na capital, tornou-se obrigatório marcar data, hora e local para receber a primeira dose ou o reforço.
Entre as dificuldades relatadas ao Correio estão, mensagens de erros e exclusão do Plano Piloto da lista de regiões administrativas. Em outros casos, quando a pessoa finalmente consegue preencher o formulário e clica em finalizar, o site reinicia o processo. Na tarde de ontem, quando começou a funcionar, a página ficou temporariamente fora do ar.
Ao percorrer os postos de saúde na manhã desta sexta (26/2), a reportagem encontrou idosos que madrugaram para conseguir uma vaga no primeiro dia de vacinação para quem tem entre 76 e 78 anos. É o caso da moradora do Cruzeiro Velho, Isabel Mota Cabral, 76 anos. Após o esforço para ser imunizada logo no primeiro dia, o sentimento era de alívio. “Acordei às 4h da manhã e só conseguir depois de muitas tentativas. Mas valeu a pena”, disse
Alguns dos idosos contaram com a ajuda de familiares para fazer o cadastro. Wilma Alves Calvacante, 77, recebeu ajuda da filha e da neta. “Elas ficaram das 16h às 20h até concluir o procedimento.
Por conta da instabilidade do sistema, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que os postos de vacinação vão receber doses extras para as pessoas que não conseuir agendar. Mas recomenda que as pessoas insistam, para evitar filas nas unidades.
Irailde da Mata, 78, aposentada e moradora do Cruzeiro, chegou à unidade sem saber se seria imunizada e relatava preocupação. Contudo, a UBS 2 do Cruzeiro Velho realizou a inscrição de Irailde e até a saída da reportagem do local, Irailde aguardava na fila para ser vacinada. Na unidade de atendimento do Cruzeiro, cerca de 85 idosos aguardam a vacina contra a covid-19.
O outro lado
Informada sobre os problemas, a Secretaria de Saúde afirmou que o sistema está instável em função do grande número de acessos. Mas, apesar disso, garantiu que o modelo adotado tem dado vazão à demanda. E destacou que todas as pessoas com idade a partir de 76 anos que procurarem os postos de saúde, serão vacinadas. Mas, reforça a importância do agendamento para evitar filas e aglomerações.