Nanci Ellen Wendel, uma senhora norte-americana de 71 anos, faleceu na última quarta-feira (26/11) em Goiânia após ser agredida e abusada sexualmente. Ela estava sob cuidados no CAIS Vila Nova e sofreu três paradas cardiorrespiratórias antes de falecer, 11 dias após sua primeira consulta médica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Nanci já havia recebido alta anteriormente, porém, voltou ao hospital na segunda-feira (24/11) reclamando de dores fortes no abdômen e na perna direita, sintomas que começaram aproximadamente três horas antes de sua tentativa de retorno aos Estados Unidos.
Durante o atendimento inicial no dia 15 de novembro, foram identificadas lesões compatíveis com abuso sexual. Ela foi submetida a exames e transferida entre instituições hospitalares na capital goiana.
Segundo informações do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento, Nanci foi atendida duas vezes: inicialmente na emergência e posteriormente após uma iniciativa ativa do hospital para assisti-la. Um funcionário do hotel em que estava hospedada a acompanhou para exames laboratoriais, entretanto, ela recusou a realização de exames de imagem e abandonou a unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde lamentou profundamente o falecimento e garantiu que o atendimento seguiu protocolos rigorosos, incluindo monitoramento constante e comunicação com a embaixada dos Estados Unidos.
No dia 15 de novembro, Nanci, natural da Califórnia, chegou a um hotel no Setor Central de Goiânia para o check-in. Os funcionários notaram que ela estava ferida e confusa; ela já estava na cidade há alguns dias, hospedada em outro local.
Funcionários observaram seu estado debilitado e os hematomas presentes. Ela foi levada ao CAIS Vila Nova para assistência médica. A Guarda Civil Municipal foi acionada por uma enfermeira devido à gravidade das lesões e à suspeita de abuso sexual. A polícia especializada foi informada, mas a vítima não foi encaminhada para a delegacia em razão da gravidade do quadro clínico.
Nanci estava em Goiânia para um tratamento odontológico. As investigações seguem em sigilo pela Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher. A Polícia Científica informou que o corpo da norte-americana está no Instituto Médico-Legal de Goiânia para realização de exames técnicos.
