31.5 C
Brasília
sexta-feira, 10/10/2025

Idosa é resgatada após 15 anos em cárcere e condições insalubres em Samambaia; filho é preso

Brasília
nuvens dispersas
31.5 ° C
31.5 °
29.8 °
28 %
2.6kmh
40 %
sex
30 °
sáb
33 °
dom
31 °
seg
31 °
ter
30 °

Em Brasília

Uma mulher idosa, de 72 anos, foi libertada depois de passar 15 anos presa dentro de casa em condições muito ruins, cheia de lixo, na QR 208 de Samambaia (DF). A libertação foi feita pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na quinta-feira (9/10).

A vítima contou que seu filho, Demetrius Emerson de Farias, de 49 anos, a maltratava verbalmente, controlava toda a sua pensão mensal de R$ 5 mil, e limitava sua alimentação a panetones, leite e água da torneira.

Desde 2003, Demetrius Emerson de Farias administrava o benefício que a idosa recebia, valor deixado pela avó dela. Ele disse que usava parte do dinheiro para pagar o plano de saúde dela e que ficava com R$ 500 por mês, além de afirmar que a mãe era difícil de conviver, mas admitiu que ela não deveria viver nessas condições.

No momento do resgate, a mulher estava fraca e confusa, sentindo dores de cabeça e tontura. Ela foi levada ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) pelos bombeiros, onde recebeu cuidados médicos. Uma irmã da idosa foi avisada e prometeu cuidar dela.

A casa estava muito suja e abandonada, com roupas, caixas e lixo espalhados, mofo e sujeira no banheiro e cozinha, além de mau cheiro. Os móveis estavam cobertos por sujeira e gordura, e havia caixas de remédios abertas por toda parte.

Entre a bagunça, os policiais encontraram muitas caixas de panetone, que era o único alimento que a idosa dizia comer todos os dias, mostrando como ela foi negligenciada por mais de dez anos.

Demetrius Emerson de Farias foi preso por crime contra idoso, com base na Lei Maria da Penha, e está à disposição da Justiça.

Veja Também