Lula adota tom moderado em primeira etapa do discurso e fala em trabalhar para que “todos ganhem”
O Ibovespa avança nesta quinta-feira, 22, com investidores atentos aos pronunciamentos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira sessão do discurso, realizada pela manhã, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin falaram sobre do relatório final feito pela equipe de transição. Em tom moderado, Lula ressaltou a necessidade de auxiliar os mais necessitados, mas afirmou que irá trabalhar para que “todos ganhem”. O dólar recua.
- Ibovespa: + 0,50%, 107.973 pontos
- Dólar: – 0,39%, R$ 5,183
Durante a fala do presidente eleito, a bolsa chegou a flertar com o movimento de queda. Mas, sem surpresas, o Ibovespa voltou para o terreno positivo. O esperado anúncio de novos ministros ficou para a segunda sessão, realizada na sequência.
Além do discurso sem sustos por parte de Lula, a aprovação da PEC da Transição no Congresso também contribui para o tom positivo.
O texto passou em segundo turno na Câmara com impacto fiscal de R$ 168 bilhões reduzido de dois paara um ano, recebendo o aval do Senado na última noite.
A desidratação da PEC, já aventada por investidores, vem sendo precificada desde o início da semana, com o Ibovespa podendo chegar hoje ao quarto pregão seguido de alta.
“A aprovação da PEC foi uma vitória grande para o Lula, pois está iniciando o terceiro mandato com dinheiro em caixa. Mas o receio do mercado é a responsabilidade fiscal”, disse Marcio Riauba, gerente da Mesa de Câmbio da StoneX.
A alta da bolsa brasielira vai em direção oposta às perdas do mercado internacional. Nos Estados Unidos, os principais índices abriram embaixa, com Nasdaq e o S&P 500 recuando mais de 1%. A queda ocorre após dois dias de alívio, que colocaram fim à sequência de quatro pregões de perdas em Wall Street.