CPI saiu acima do esperado, provocando onda de aversão ao risco; Wall Street vinha de quatro pregões consecutivos de alta
O Ibovespa abriu em queda nesta terça-feira, 13, acompanhando o maior pessimismo do mercado internacional, após dados da inflação americana de agosto terem saído acima das expectativas. Índices de Nova York, que subiam pelo sexto pregão consecutivo no mercado de futuros, viraram para queda logo depois da divulgação dos números.
O Índice de Preço ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) não revelou deflação da economia americana, como o esperado para agosto, acrescentando uma nova alta mensal de 0,1%. Na comparação anual, o CPI desacelerou menos do que o projetado por economistas, saindo de 8,5% para 8,3%. O consenso era de queda para 8,1%.
“O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, já havia indicado uma maior preocupação com a inflação mais persistente e a necessidade de um aperto monetário mais longo para controlá-la”, disse em nota Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter. Segunda ela, os dados de hoje não alteram as perspectivas do mercado de uma nova alta de 0,75 ponto percentual próxima decisão de juros do Fed, na quarta-feira que vem, 21.