18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Ibovespa cai, mas pode interromper sequência de 5 semanas de queda

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
18.5 °
17 °
100 %
1kmh
40 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
26 °
seg
23 °
ter
23 °

Em Brasília

Bancos e Petrobras, que dispararam no último pregão, se desvalorizam e pressionam baixa do índice, apesar de exterior positivo.

Bolsa: Ibovespa recua com realização de lucros (Germano Lüders/Exame)

O Ibovespa recua nesta sexta-feira, 9, com a maior cautela antes do fim de semana e com investidores realizando lucros de curto prazo, após as fortes altas do dia anterior. No mercado local, repercute-se a forte alta do IPCA em setembro, que elevam as expectativas de alta de juros no mercado, enquanto no exterior o tom é de otimismo por estímulos nos Estados Unidos. Às 10h42, o Ibovespa caía 0,53% para 97.403 pontos. Ainda assim, o índice caminha para fechar a semana em alta, interrompendo a sequência de 5 quedas semanais.

Bancos

As ações dos grandes bancos, que chegaram a subir mias de 8% no pregão anterior pressiona a queda do Ibovespa, apesar do ambiente de relativa tranquilidade no mercado. Com o maior peso no índice entre eles, os papéis do Itaú se desvalorizam 1,5%. Banco do Brasil, Bradesco e Santander caem 1,36%, 1,5% e 0,36%, respectivamente.

Petrobras

Também com forte participação no Ibovespa, as ações da Petrobras contribuem para a queda do índice. Acompanhando a queda do barril do petróleo, com temores sobre a demanda em meio ao crescimento do número de casos de coronavírus na Europa, as ações ordinárias da Petrobras 1,46% e as preferenciais, 1,14%.

IPCA

Novamente acima das expectativas, o IPCA ficou de setembro ficou em 0,64% acima ante os 0,54% de alta esperado. A inflação, que foi a maior desde dezembro de 2019, aumenta as expectativas sobre o início de um ciclo de elevação da taxa de juros Selic, que se encontra atualmente na mínima histórica de 2%.

“Isso traz alguma pressão para curva de juros. Mas o problema para a alta de juros não é a possibilidade de descontrole inflacionário, porque ainda assim o índice corrente está bem distante da meta para 2020 de 4%. O problema é o risco fiscal e o que isso vai desencadear para a economia se não chegarem a uma solução para 2021″, afirma Camila Abdelmalack, economista-chefe de Veedha Investimentos.

Exterior

As bolsas americanas abriram em alta, ainda na expectativa por estímulos. Depois de retomar as conversas com o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, preferiu não passar um programa de socorro às aéreas sem que estivesse dentro de um pacote de estímulo mais amplo. Sem conseguir passar um pacote fragmentado, a Casa Branca dá sinais de que pode aceitar um pacote maior, mas ainda se opõe ao estímulo de 2,2 trilhões dólares aprovado pela Câmara na semana passada. Por lá, o índice S&P 500 sobe 0,57% e o Nasdaq, 0,71%.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -