Clayton Castelani
Folhapress
Frequentadores do parque Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo, notaram que a árvore de Natal estava sem luz recentemente. A maior decoração natalina da cidade ficou apagada desde 26 de dezembro.
O desligamento logo após o Natal interrompe a tradição de manter a árvore acesa até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.
A empresa responsável pela administração do parque, Urbia, esclareceu que as luzes foram apagadas conforme o planejado, logo após o Natal. Essa data faz parte do acordo entre a Urbia e a patrocinadora Keeta, uma empresa chinesa de serviço de compra e entrega de alimentos por aplicativo, que começou a atuar na cidade há pouco mais de um mês.
A árvore foi inaugurada em 29 de novembro e permaneceu iluminada por menos de um mês. A Keeta foi contatada por email no sábado (3), mas não se pronunciou até o momento da publicação.
O Dia de Reis é importante para a tradição católica, simbolizando a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, marcando o fim das celebrações natalinas.
Além de ser o dia típico para desmontar a decoração de Natal, em muitos países do mundo essa data é celebrada com mais destaque até que o próprio Natal. No Chile e em algumas regiões da Europa, as crianças recebem seus presentes no dia 6 de janeiro.
A árvore, que tinha 57 metros de altura, era iluminada por mais de 330 mil LEDs e por efeitos de luz nas cores verde e amarela, correspondentes à patrocinadora.
Durante a inauguração em novembro, a Urbia anunciou que fez seu maior investimento na decoração natalina do parque desde que assumiu a gestão, cerca de cinco anos atrás.

