Uma nova portaria assinada pelas ministras Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) autoriza o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, até 39.108 profissionais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (17/12).
Os contratados serão selecionados por meio de uma seleção simplificada para atuar nas atividades relacionadas à execução do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025, bem como no Censo da População em Situação de Rua.
O edital para abertura das inscrições para esse processo seletivo simplificado deverá ser publicado dentro do prazo máximo de seis meses a partir desta data.
Distribuição das vagas
O IBGE recebeu autorização para abrir mais de 39 mil vagas temporárias por meio dessa nova seleção. Essas contratações têm como objetivo garantir a realização eficiente e abrangente dos censos que serão realizados em 2025, essenciais para a atualização de dados demográficos, sociais e econômicos do país.

