O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), revelou ao Jornal de Brasília nesta sexta-feira (29) que vai abrir um edital para permitir a ocupação do Centro Administrativo do Distrito Federal (Centrad), situado na via Elmo Serejo, entre Ceilândia e Taguatinga.
Nos últimos dias, movimentações de funcionários foram notadas no local, que está próximo à Estação Metropolitana do Metrô.
Pela manhã, em conversa com nossa equipe, Ibaneis Rocha confirmou que pretende transferir os órgãos do Executivo local para o Centrad antes de deixar o cargo de governador.
“Vamos divulgar o edital de concessão em setembro”, garantiu Ibaneis Rocha. “A Terracap está conduzindo o processo.”
A Terracap, por sua vez, informou que a responsabilidade pelo edital é do Governo do Distrito Federal (GDF). O presidente da empresa, Izídio Santos Júnior, mencionou que o procedimento está sob análise da Procuradoria Geral do DF.
Centrad
O Centro Administrativo do Distrito Federal foi gerenciado inicialmente durante o governo de José Roberto Arruda (PL) e construído na época de Agnelo Queiroz (PT). Agnelo Queiroz chegou a inaugurar o complexo no último dia de seu governo, mas sua ocupação foi julgada ilegal pela Justiça.
No mandato de Rodrigo Rollemberg (PSB), por falta de recursos, o local não foi utilizado para o Poder Executivo, gerando novos impasses judiciais.
Ibaneis Rocha, em seu primeiro mandato, também planejou ocupar o Centrad, mas enfrentou obstáculos legais. Com o lançamento do edital de concessão, a meta é que o Centrad funcione plenamente antes de abril, data prevista para Ibaneis Rocha deixar o governo para concorrer ao Senado Federal.