13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Ibaneis Rocha garante que autoridades do DF em missão oficial em Israel encontram-se seguras

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, anunciou nesta sexta-feira (13/6) que os secretários do GDF que participam de uma missão oficial em Israel estão em total segurança. Conforme relatado por ele, houve contato com os integrantes da equipe no país, e todos estão em boas condições.

Essa declaração ocorre em meio ao fechamento temporário do espaço aéreo de Israel como medida preventiva diante de ataques atribuídos ao Irã, o que impacta diretamente o retorno da delegação brasileira que chegou ao país no dia 7 de junho, com viagem prevista para encerrar-se no sábado (14/6).

A missão oficial conta com a participação dos secretários distritais Rafael Bueno (Agricultura), Marco Antônio Costa Júnior (Ciência e Tecnologia) e Ana Paula Marra (Desenvolvimento Social). Eles fazem parte da comitiva do Consórcio Brasil Central, que reúne 22 membros de vários estados.

Segundo o Consórcio Brasil Central, esta viagem foi organizada a convite do Governo de Israel, com apoio da Embaixada de Israel no Brasil, visando ampliar a cooperação internacional e fomentar a troca de experiências em áreas estratégicas para o progresso regional.

Diante da situação de segurança que se agravou, o Consórcio mantém contato constante com o Ministério das Relações Exteriores de Israel e a Embaixada do Brasil em Tel Aviv para buscar soluções seguras e responsáveis para o retorno da delegação.

Além das autoridades do Distrito Federal, a delegação inclui representantes dos governos de Goiás e Mato Grosso do Sul, como os secretários de Saúde e Agricultura de Goiás, Rasível Santos e Pedro Leonardo Rezende, e o secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna. Também participa o secretário executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho.

Outro grupo brasileiro presente no país é composto por prefeitos, dos quais pelo menos seis buscaram abrigo em abrigos antiaéreos em Tel Aviv após um ataque.

Veja Também