19.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Ibaneis Rocha autoriza ampliação do BRT Sul em Santa Maria

Brasília
aguaceiros fortes
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
94 %
4.1kmh
75 %
qua
20 °
qui
22 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
27 °

Em Brasília

Na quarta-feira (11), o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço para expandir o BRT Sul na Rodoviária de Santa Maria. A obra custará R$ 13,5 milhões e tem como objetivo dobrar a capacidade da estação de integração para atender o aumento da demanda na área.

O projeto prevê a construção de duas plataformas de embarque, cada uma com 12 boxes, totalizando 24 boxes, além de um novo estacionamento com 220 vagas: 68 comuns, cinco para pessoas com deficiência, seis para idosos, 26 para motocicletas e 115 para bicicletas, com mais 115 paraciclos. A nova estrutura terá 18 mil m² na QR 119, Avenida dos Alagados, com cinco banheiros acessíveis e nove lojas. A obra deve gerar 103 empregos diretos e 154 indiretos durante 24 meses.

Ibaneis Rocha ressaltou que o terminal atende não só Santa Maria, mas também moradores do Entorno que trabalham em Brasília. Ele disse que é importante melhorar a qualidade do serviço de transporte público para essa população. A ampliação do terminal vai proporcionar mais conforto e qualidade para os usuários.

O governador afirmou ainda que os investimentos nas vias públicas irão diminuir o tempo de deslocamento dos usuários do transporte coletivo. Em breve, será publicada a licitação para as etapas 3 e 4 do BRT, que conectarão até o Terminal da Asa Sul, promovendo melhor qualidade de vida para todos.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que a ampliação é necessária para acompanhar o aumento da demanda. Atualmente, o BRT já opera acima da capacidade. Com o aumento da passagem no Entorno, a expectativa é que mais passageiros usem o sistema. O terminal atende cerca de 80 mil passageiros por dia e a obra deve ser finalizada até o final do próximo ano, com projetos prontos em 60 dias.

Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura, explicou que a expansão é importante pois o terminal atual é pequeno para a demanda da população do Entorno que usa o transporte do Distrito Federal, que é mais acessível. A obra vai trazer mais conforto para todos.

O administrador regional de Santa Maria, Josiel França Penha Neto, comentou que a obra atende ao crescimento da demanda e vai melhorar a integração com cidades vizinhas como Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental. A ampliação permitirá colocar mais veículos em operação e atender melhor a todos.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal investiu R$ 206 milhões em Santa Maria, que conta com 121.635 moradores, priorizando áreas como mobilidade, educação, saúde e infraestrutura. Entre as ações estão pavimentação no Setor Habitacional Ribeirão/Porto Rico, criação da marginal da BR-040, construção da rodoviária, Escola Técnica, dois Cepis, duas unidades básicas de saúde (UBS 6 em dezembro de 2023 e UBS 9 em setembro de 2025), reforma da Barragem de Santa Maria, subestação na ADE Polo JK, esgotamento sanitário na QR 119 e ciclovia ligando Santa Maria ao Gama.

Veja Também