Na manhã de sábado, 9 de agosto, o governador Ibaneis Rocha entregou 704 novas casas no bairro Itapoã Parque, beneficiando aproximadamente 2.800 moradores.
“Este é o maior condomínio em construção no país e representa um novo conceito de bairro, um modelo que eu venho promovendo em todos os projetos. Aqui já temos uma escola em funcionamento e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em breve, serão inaugurados uma creche e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Outra escola também está em construção e deve estar pronta até o fim do ano”, explicou o governador.
Durante o evento, o governador anunciou a duplicação da via que conecta o Itapoã Parque ao viaduto do Itapoã/Paranoá, com extensão de cerca de 3,5 quilômetros. A obra, orçada em aproximadamente R$ 7 milhões, será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
Moradia é dignidade
Os imóveis foram construídos em colaboração entre o Governo do Distrito Federal (GDF), pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), e a construtora JC Gontijo. As residências destinam-se a pessoas com renda mensal entre R$ 1.800,01 e 12 salários mínimos.
O empreendimento contará com 76 condomínios, com apartamentos de dois e três quartos, atualmente habitados por cerca de 24.800 pessoas. Quando estiver concluído, o conjunto residencial abrigará aproximadamente 50 mil moradores.
Para a vice-governadora Celina Leão, “a entrega dessas casas concretiza o sonho de ter um lar próprio. É compromisso da nossa gestão garantir moradias dignas em áreas com infraestrutura e serviços públicos essenciais, promovendo qualidade de vida para toda a população do Distrito Federal.”
O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, disse que a casa própria recupera a autoestima de muitos que nunca tiveram seu imóvel. Ele adicionou que, com essas novas unidades, o GDF já entregou 4 mil Cheques Moradia, beneficiando pessoas que não teriam condições financeiras para comprar uma casa, já que 70% dos contemplados com até cinco salários mínimos costumavam desistir no momento da entrada.
Cícera da Silva Santos, empregada doméstica, esperava há 12 anos por essa chance: “Foi a única oportunidade que tive, pois a maioria dos trabalhadores com salários como o meu não consegue dar entrada. O subsídio do Cheque Moradia facilitou muito.”
O casal Lucas Gonzaga Rocha e Camila Torres Brito Rocha, beneficiados pela moradia, contou que moravam de aluguel há sete anos e agora poderão investir em melhorias no novo apartamento, deixando-o com a cara da família, que inclui uma filha de 3 anos.
Os condomínios oferecem áreas comuns como parque infantil, espaço para exercícios, churrasqueira, segurança com guarita na entrada e estacionamento. “Quando soubemos do parquinho, já estava claro para nós que seria ideal para nossa filha brincar. As churrasqueiras e as áreas de convivência fazem do lugar praticamente uma pequena cidade,” contou Lucas Rocha.
Essas ações reforçam o compromisso do governo de promover moradia digna e infraestrutura adequada para todos.