Ampliação da faixa etária ocorre após Ministério da Saúde enviar mais 43 mil imunizantes para capital federal. Até esta quarta-feira (8), campanha contempla jovens com 17 anos ou mais.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (8), a ampliação da campanha de vacinação contra Covid-19 para adolescentes a partir de 16 anos. A aplicação está prevista para começar na sexta-feira (10).
“Bom dia, gente! O primeiro recado de hoje é para os jovens de 16 anos. Com a chegada de novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, vamos começar a imunização do grupo de vocês a partir de sexta-feira (10). Vamos em frente vacinar 16+ agora!”, escreveu Ibaneis nas redes sociais.
Nas redes sociais, Ibaneis anunciou vacinação contra Covid para jovens com 16 anos, no DF — Foto: Twitter/Reprodução
Desde 23 de agosto até esta quarta-feira, a campanha contemplava pessoas a partir de 17 anos. A ampliação da faixa etária ocorre após o Ministério da Saúde enviar mais 43.290 doses do imunizante para a capital federal. A nova remessa deve chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília ainda pela manhã.
De acordo com a Secretaria de Saúde, são 26.910 vacinas da Pfizer-BioNTech destinadas a segunda dose e 16.380 para a primeira. A pasta, no entanto, não deu detalhes sobre como vai ocorrer o esquema de imunização.
Segunda dose antecipada
Nesta quarta-feira, os postos de vacinação estão aplicando a segunda dose para quem recebeu o imunizante da AstraZeneca e da Pfizer e deveria tomar o reforço até o dia 24 de setembro.
Além disso, há pontos específicos para a vacinação de adolescentes de 17 anos, gestantes e puérperas, que só podem receber o imunizante da Pfizer.
Não é preciso agendar o atendimento. Para a primeira dose, basta apresentar documento de identificação com foto. Para a etapa final, é necessário levar o cartão de vacinação com o registro da dose inicial.
Balanço da vacinação no DF
De acordo com a Secretaria de Saúde, 2.032.007 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 na capital. Destas, 855.173 também já tomaram a segunda dose, e completaram o ciclo de imunização.
Outras 56.321 pessoas receberam a dose única da vacina Jassen e também completaram a imunização.