A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 20, que recebeu a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração do poço exploratório Morpho, localizado no bloco FZA-M-059, na bacia da Foz do Amazonas, região da Margem Equatorial brasileira. A sonda ODN II já está posicionada para começar os trabalhos imediatamente.
Na última semana, o Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado, havia antecipado que o Ibama concederia a licença até hoje, 20.
A Petrobras explicou que esta pesquisa tem como objetivo coletar dados geológicos para verificar a presença de petróleo e gás em quantidade rentável na área. Atualmente, não há produção de petróleo nesta fase investigativa.
Em comunicado, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a obtenção da licença representa uma vitória para a sociedade brasileira, mostrando o compromisso das instituições nacionais com o diálogo e a implementação de projetos que apoiem o desenvolvimento do país.
Magda Chambriard ressaltou que foram quase cinco anos aguardando esta licença, período em que a Petrobras dialogou com diferentes níveis de governo e órgãos ambientais, garantindo uma estrutura sólida de proteção ambiental para a operação em águas profundas no estado do Amapá.
A presidente afirmou: “Vamos atuar na Margem Equatorial com segurança, responsabilidade e alta qualidade técnica. Esperamos obter ótimos resultados nesta pesquisa e confirmar a ocorrência de petróleo na parte brasileira desta nova fronteira energética mundial.”
Estadão Conteúdo