Humberto Costa, senador pelo PT-PE, tomou posse como presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul) em 15 de maio, em Montevidéu, Uruguai. Durante seu mandato, ele destacou que o foco será finalizar os acordos comerciais entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), assim como entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo o senador, esses acordos são essenciais no contexto atual de tensões comerciais internacionais.
Humberto Costa ressaltou que para esses acordos entrarem em vigor, precisam ser aprovados pelos parlamentos dos países membros do Mercosul. Ele pretende que o Congresso Nacional brasileiro seja um dos primeiros a ratificar esses acordos, o que, em sua opinião, vai fortalecer a integração entre os países da região.
Segundo o senador, o Parlasul deve ter um papel ativo e decisivo nas negociações estratégicas para promover crescimento econômico, inovação e gerar novas oportunidades para a população dos países do Mercosul.
O que é o Parlasul
O Parlamento do Mercosul, conhecido como Parlasul, é a instituição legislativa dos países membros do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (que atualmente está suspensa). Fundado em 2005 para substituir a antiga Comissão Parlamentar Conjunta, o Parlasul tem como missão fortalecer a dimensão política e a representatividade democrática do Mercosul, promovendo a cooperação e integração entre os países membros.